domingo, 16 de novembro de 2008

Cremona la città delle 3 "T's"

Dps de muitos convites pela minha amiga Rita, para visitar esta cidadesinha da região da Lombardia, atravessada pelo Rio Pó. Bem meti os meus bens essenciais para dentro da moschila e lá fui eu fazer-lhe uma visitinha!!!

A cidade de Cremona é famosa por ser a terra de Antonius Stradivarius (aquele senhor q criou o primeiro violino). Ainda hoje a marca cujo nome é o apelido deste senhor é a mais famosa destes maravilhosos instrumentos de corda. E, como uma verdadeira cidade italiana, sempre muito regionalistas e orgulhosas das suas origens, quando se passeia pelas ruas desta cidade, vemos em todas as montras amostras de violinos feitos de todos os materiais possíveis e imaginários, até pão vi em forma de violino!!! =D

Mas perguntam vocês porque é q eu digo q é a cidade dos 3 “T’s”??? A resposta é a seguinte:

  • Torrazzo – Torre de 110 m de altura ligada a um dos mais emblemáticos duomos q já vi!!
  • Torrone – Doce típico da cidade, mais conhecido por Torrão!!! Para quem não sabe o q é um torrão, é um doce feito à base de amêndoas, mel e açucar. Em ocasião do casamento de Bianca Maria Visconti e Francesco Sforza em 1441 foi elaborado um bolo como prenda de casamento, mas parece q este bolo endureceu, e como não havia tempo para fazer outro foi denominado de Torrone, pois tinha a forma da famosa torre que embeleza a cidade de nome “Torrazzo” da qual deriva o nome.
  • Tettoni – tradução literária: maminhas; é que parece que por estas bandas as mulheres são bem favorecidas!!! =D

Acho que estou a ficar uma verdadeira turística e me estou a começar a habituar a esta vidinha de Erasmus =D

Sim porque não é só passeio é também muita festa e muitos convívios com pessoas de todas as nações e culturas, e esta viagem não foi excepção. Houve uma “serata” verdadeiramente portugo-italiana, com cozinhados tipicamente portugueses (BACALHAU) bem como italianos.

Depois de um Aperitivo caseiro, à boa maneira Italiana, seguiu-se uma secção de jogos de tabuleiro, coisa q já não fazia desde o natal passado J. Mas neste caso houve algumas diferenças, pois os jogos eram em Italiano. Já alguma vez tentaram jogar ao jogo “Taboo” em Português???? Agora imaginem uma pessoa que está à apenas 2 meses e 2as semanas em Itália, e ainda em fase de aprendizagem da nova língua, a tentar jogar este jogo com o dicionário numa mão e a carta de jogo na outra!!! Foi uma noite muito bem passada para mais tarde recordar. Obrigada Rita!!

Sem comentários: