domingo, 12 de outubro de 2008

Coimbra vs Pavia

Bem este fds tive a minha primeira saída turística. Mochila às costas bilhete de comboio no bolso e lá fui, acompanhada com as minhas duas mininas com quem partilho o meu belo palácio além de serem os meus despertadores predilectos: Sofi e Fabi =P

Pavia una città molto carina. Para quem, como eu, adora a cidade de Coimbra, qdo vier à Itália tem q passar obrigatoriamente por Pavia, além do mais já diz o ditado "Roma e Pavia ñ se fizeram num dia". Esta pequena cidade situada na região da Lombardia é uma autêntica Coimbra italiana (com a excepção de se puder andar de bicicleta sem se ter os problemas das íngremes subidas da nossa bela cidade universitária).

Tal como em Coimbra, a grande atracção turística é a Universidade. Visto ser uma cidade plana não existe nada parecido com as famosíssimas Escadas Monumentais, que estão repletas de mitos estudantis, em vez disso agarram-se às colunas que enfeitam os pátios interiores e que quem os cruzar não acaba a curso.

Quando entramos na universidade além de termos visto um pátio que podia ser parcialmente comparado com a Via Latina, toda a decoração me fazia lembrar a Faculdade de Farmácia, com as esplanadas espalhadas pelos pátios repletas de estudantes (mas ñ a jogar cartas J). Ao contrário de Coimbra, Pavia tem ñ uma torre de relógio mas 3 dentro do “complexo universitário”.

Além da universidade, outra zona da cidade q me fez lembrar a minha segunda cidade do coração foi a zona da baixa, com ruelas pedonais cheias de lojas, igrejas e largos.

O espírito académico existente na bela cidade de Coimbra também pode ser encontrado nesta Cidade (mas ñ na mma abundância que em Coimbra). Tb aqui se fazem festas de final de curso – Laurea (nd comparadas à nossa real Queima), nestas festas os novos doutores exigem as suas coroas de heras cantando cânticos tradicionais bem como lendo poemas sobre a sua pessoa, que só com mto alcool no sangue o conseguem fazer.

Mas vou me deixar de visitas guiadas, e vamos a coisas mto mais interessantes, vocês por acaso sabem o que é pedir a um senhor de idade algo avançada para tirar fotografias com uma máquina super hiper mega avançada a 4 turistas??? Ñ claro q ñ. Pois foi bonito de ver pois qdo o senhor tenta tirar a foto em vez de virar a objectiva para nós, vira-a para si, tipo à egocêntrico. Pior é que dps de a virar ñ se fica por aqui!!! Consegue tirar a seguinte foto digna de museu:

E foi assim a nossa passagem pela cidade de Pavia, na qual nos foi dada uma grandiosa hospitalidade por parte de 3 amigos (que por sinal são estudantes de Coimbra), que nos fizeram uma jantarada a boa maneira portuguesa. Bigada meninos!!!